O 3º Encontro Arquidiocesano de Maceió, do Movimento Mães que Oram pelos Filhos foi um verdadeiro marco de fé, espiritualidade e união. Realizado na Paróquia Santa Rita de Cássia, no dia 30 de março, o evento teve como tema “Santidade: um caminho para a vida. O chamado de Deus para o nosso tempo.”
Logo na chegada, as mães foram acolhidas com muito carinho pela equipe organizadora, ao som de belas canções interpretadas pelo Serviço Estadual de Música do Movimento. O ambiente de acolhimento preparou os corações para um dia de profundas experiências espirituais.
O Pároco e Administrador Paroquial – Padre José Antelmo, abriu oficialmente o encontro com uma calorosa saudação às participantes, seguida de bênçãos especiais. Em um momento marcante, o Arcebispo de Maceió, Dom Carlos Alberto Breis Pereira, O.F.M., esteve presente e destacou:
“Não temos uma igreja dedicada a Nossa Senhora de La Salette, mas estamos reunidos na casa de uma grande santa e mãe, Santa Rita.”
Após suas palavras, ele abençoou todas as mães presentes, fortalecendo ainda mais o sentido de comunhão.
A emoção tomou conta da assembleia durante a entronização da imagem de Nossa Senhora de La Salette, conduzida pela Coordenadora Estadual, Elisoilda, em um momento de intensa devoção.
O encontro seguiu com três pregações edificantes:
-
Padre Márcio Roberto, Diretor Espiritual Estadual, iniciou as reflexões com o tema: “Deus nos quer santos”, destacando que a santidade é um chamado possível e necessário para todos.
-
Na segunda pregação, Padre Márcio Fabiano falou sobre “A humildade e a obediência geram frutos”, reforçando o exemplo de Maria como modelo de entrega e confiança em Deus.
-
Após o intervalo, Frei Wanderson concluiu o ciclo de pregações com o tema: “Diferentes vias de santidade”. Ele lembrou que cada fiel pode seguir o caminho da santidade a partir da própria realidade.
“Para sermos santos, precisamos ter um coração manso e humilde como o de Jesus, sermos obedientes como Nossa Senhora e viver os mandamentos de Deus.”
Na parte formativa, Janaína Alves, Coordenadora Arquidiocesana, orientou as mães sobre como devem ser organizados os encontros nas paróquias, detalhou a preparação do altar e esclareceu dúvidas sobre as formações do Movimento.
Um rodízio de serviços foi promovido com a participação das Coordenadoras dos Serviços e Mães Apoios, permitindo às mães conhecerem melhor cada serviço disponível no Movimento e tirarem dúvidas sobre o funcionamento e missão de cada um.
O encerramento do encontro foi com a Santa Missa, presidida por Padre Márcio Roberto, com a participação ativa das mães na liturgia. Em clima de festa e celebração, a programação foi finalizada com um Show Oracional, conduzido pelo Serviço Estadual de Música, em comemoração ao Dia Oficial do Movimento no Estado de Alagoas, celebrado em 30 de março.