O Encontro Estadual das Mães que Oram pelos Filhos aconteceu no Santuário São Francisco de Assis – Dirceu I – Teresina – PI, no dia 22 de fevereiro de 2025, reunindo centenas de mulheres de diversas cidades para um dia de espiritualidade, reflexão e partilha. Como tema deste 6º Encontro: “Na Cruz a Reconciliação”, o evento teve o propósito de fortalecer a fé e interceder pelos filhos e pela família.
O Movimento Mães que Oram pelos Filhos tem crescido em todo o Estado e no mundo, reunindo mulheres em grupos de oração semanais. Durante o Encontro Estadual, as participantes puderam compartilhar testemunhos de transformação, participar de palestras inspiradoras e fortalecer os laços de amizade e espiritualidade.
O Encontro contou com a presença de líderes religiosos: Pe. Rivaldo Muniz (Diretor Espiritual Estadual), Angela Abdo (Fundadora e Coordenadora Geral), Valdirene Rodrigues (Coordenadora Estadual), Pe. Vicente de Paula (Comunidade de Betania), Salette Ferreira (Comunidade Canção Nova), Denise Furtado (Amo Vox) e Alessandra Favero (Amo Vox), que se dividiram numa programação de intensos momentos de formação e oração.
Podemos pontuar citações importantes que se consolidaram o sentimento e a busca pela Reconciliação:
Pregação: Reconciliar-se com Deus (ANGELA ABDO)
“Pessoas curadas, curam pessoas; pessoas machucadas, machucam pessoas”
Pregação: Reconciliar-se Consigo mesmo (PE. VICENTE DE PAULA)
“Para restaurar é preciso deixar-se curar”
“Tudo que por demais sobra na nossa casa, falta na casa de um irmão”
Pregação: Reconciliar-se com a Família (SALLETE FERREIRA)
“É preciso viver em estado de Reconciliação”
A programação incluiu missas, momentos de louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento e dinâmicas voltadas para o fortalecimento da maternidade cristã. A Oficina ministrada pela Fundadora e Coordenadora Angela Abdo, foi um momento forte do Encontro, conseguindo fazer uma internalização prática de todas as palestras ministradas no evento.
O Talk Show representou um momento de debate, de escuta das principais dúvidas das mães, também de esclarecimentos através das respostas claras e direcionadas a metodologia e obediência do movimento, direcionando para o entendimento de que a renovação espiritual e a certeza de que a oração é um caminho poderoso para alcançar bênçãos para seus filhos e famílias, de que o tripé do movimento: Obediência, Unidade e Humildade, precisa ser respeitado e seguido para alcançarmos a grande graça do carisma: “Restauração das famílias pelo poder da oração de intercessão”
Com o Encontro o Estado do Piauí encerra o ano da Reconciliação e já começa o ano da Oração, entendendo que precisamos ter esperança, e sentir que não estamos sozinhas nessa missão de educar e proteger nossos filhos através da fé.
Na oportunidade, o Diretor Estadual Pe. Rivaldo Muniz e a Fundadora e Coordenadora Angela Abdo realizaram o momento de troca da Coordenação Estadual, com um momento simbólico de repassar a bandeira do estado, da Coordenadora atual Valdirene Rodrigues para a mãezinha Rosineide Lopes de Oliveira Marinelli, que a partir de agora assume a Coordenação do Movimento no Estado. E numa fala instrutiva e de inspiração Divina a fundadora Angela Abdo direciona: “O que gera fruto não é a nossa sabedoria; o que gera fruto é a nossa obediência à mão de Deus”.
O evento encerrou-se com o momento de Adoração ao Santíssimo, uma grande Celebração Eucarística, reforçando o compromisso das mães de seguirem firmes em oração e união.
O próximo encontro já está sendo planejado, programado para a data de 28 de março de 2026, e a expectativa é que ainda mais mulheres possam participar e se fortalecer na caminhada da fé.
Com imensa gratidão, louvamos a Deus por mais um Encontro Estadual realizado na sua presença! Agradecemos a todas as mães, voluntários e organizadores que tornaram possível este 6º Encontro Estadual.
Nos encontramos no próximo ano!