Mãe Formada, Família Restaurada!

VAMOS RELEMBRAR COMO FOI O V ENCONTRO ESTADUAL DO DISTRITO FEDERAL EM 2022?

No sábado, dia 25 de junho do ano de 2022 realizou-se o V Encontro Estadual do Distrito Federal do Movimento Mães que Oram pelos Filhos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Taguatinga Sul/DF, com o Tema: A Penitência Liberta-nos e Encoraja-nos a Recomeçar.

Participaram deste encontro uma média de 450 mães, a Fundadora e Coordenadora Geral Angela Abdo, o Diretor Espiritual do Estado, Padre Paulo Renato, Moninha Quintero, Apoio Nacional da Escola São João Batista, Padre Ernestino pároco desta Paróquia que nos acolheu e Diretor Espiritual do grupo, Padre Roger Araújo Diretor Espiritual da Paróquia São Domingos Sávio do Riacho Fundo I e colaborador do Movimento, o Diácono Antônio Carvalho, o cantor e Deputado Federal Eros Biondine da Comunidade Mundo Novo, a Gleiciane de Carvalho missionária da Canção Nova e Dom José Aparecido, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.

O Encontro foi iniciado às 08h30 com a Entronização de Nossa Senhora de La Salette, padroeira do Movimento, e em procissão entraram as Coordenadoras de Grupo com os banners representando as Paróquias que têm o Movimento Mães que Oram pelos Filhos no DF e a Oração do Lembrai-vos rezada por Padre Ernestino.

Em seguida rezamos o Terço da Penitência que nos convida a refletirmos sobre os três contextos dos Evangelhos que nos mostram a metanoia, que é a mudança de caminho em busca da santidade, permitindo que alcancemos a Salvação. E para abrir o encontro tivemos a honra e alegria de apresentar o vídeo do Cardeal e Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar que nos presenteou com suas belas palavras e deu as bênçãos para continuarmos firmes e fortalecidas na presença de Deus.

A Fundadora e Coordenadora Geral Angela Abdo iniciou o momento de formação esclarecendo a importância do Tripé do movimento (Humildade, Obediência e Unidade), ressaltando que quem é humilde obedece, quem obedece vive a unidade.
Posteriormente tivemos um momento de Oficina que foi pensada com o objetivo de ouvir as mães, e elas partilharem o que está no coração, conversando e refletindo a pergunta: Pra você, qual a importância do Tripé do Movimento: Humildade, Obediência e Unidade, dentro do seu grupo? Foi um momento muito importante de escuta e avaliação do entendimento do Tripé do Movimento.

A formação seguinte foi apresentada por Moninha Quintero que expôs o Tema: Dos Meios para a Santidade (Os 5 anos do Caminho de Santidade) que iniciou em 2019 com a Reconciliação, em 2020 com a Oração, em 2021 com a Eucaristia, em 2022 com a Penitência e em 2023 será o ano da Missão. Através deste caminho, possamos nos alimentar da espiritualidade alicerçada no Tripé do Movimento e fazer a diferença num mundo tão paganizado, que necessita de amor e perdão, que como mães somos especialistas em amar e perdoar nossos filhos, apesar de nossas falhas e limitações.

Retornamos do intervalo do almoço com o Talk Show apresentado e conduzido por Glaiciane de Castro e com a participação da Angela Abdo, Moninha, Padre Paulo Renato e Lilian Nubia, Coordenador Estadual do DF. Esse foi o momento de esclarecimentos em relação ao Movimento através dos questionamentos das mães que puderam fazer perguntas tirando suas dúvidas.

O Padre Paulo Renato iniciou o momento quiremático com o tema do Caminho de Santidade deste ano da Penitência: Viver a Penitência no secreto do Pai (Mt 6,16-18). Esse momento foi de reflexão sobre o Sacramento da Confissão/Penitência que na autoridade do Cristo Ressuscitado os nossos pecados são perdoados.

Continuamos o Encontro com o Momento de Oração/Ato Penitencial conduzido por Eros Biondine. Um momento de louvor e agradecimento com seu testemunho de vida e músicas autorais que tocou profundamente os corações das mães que o acompanharam cantando em coro e em seguida fomos nos preparando para receber e Adorar o Santíssimo Sacramento no Altar. O seu translado e adoração foi realizada com muita emoção e unção do Espírito Santo pelo Diácono Antônio Carvalho. E com a presença de Jesus na Hóstia Santa as mães demonstraram fé e esperança, recebendo as bênção e graças que Jesus reservou para aquele momento.

E finalizando as pregações do momento quiremático com o tema: Resisti ao Pecado e ele fugirá de ti (Gn 4, 1-15) com o Padre Roger Araújo que nos alertou para deixarmos gravado no coração dos nossos filhos o amor que temos a Deus, essa é a maior herança que podemos deixar na tradução do mandamento Amar a Deus sobre todas as coisas.

Encerramos o V Encontro do Distrito Federal com a Santa Missa presidida pelo Padre Ernestino e em seguida recebemos Dom José Aparecido Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília que o ajudou na distribuição da Comunhão e finalizou com uma bela pregação, testemunho e benção final. Ele nos ensinou em sua pregação que devemos orar pelos nossos filhos, pelos filhos de outras mães que não rezam ou que não tem a mãe como Deus gostariam que tivessem e por suas vocações, com pleno desejo de santidade, caminho que nos salva de todas as perdições deste mundo e da perdição eterna.

Angela finalizou com o agradecimento a Dom José Aparecido e falou que algumas pessoas evangelizam com gestos, outras com palavras e que ele nos evangelizou com palavras e gestos e dando um lindo exemplo de humildade fomos evangelizadas. Agradeceu Padre Ernestino pela acolhida e bela estrutura da paróquia, a Coordenadora Estadual do DF Lilian pela simplicidade e trabalho lindo e que o nacional não seria nada se não houvesse os braços das Coordenadoras Estaduais, Coordenadoras de Serviços, Coordenadoras de Grupo e todas as mães que fazem parte deste Movimento.
Nosso Muito Obrigada e até o próximo Encontro do Distrito Federal em 19 de agosto de 2023!!!

Compartilhar

Leia Também

CONFIRA A VISITA DO GRUPO DE MÃES QUE ORAM PELOS FILHOS EM TABIRA

Nesse dia 11 de maio de 2024 o Grupo de...

PARTICIPAÇÃO DAS MÃES NA RÁDIO CANÇÃO NOVA DF

No dia 16/05/2024, as Mães que Oram pelos Filhos do...

VISITA AO ARCEBISPO DE OLINDA/RECIFE, DOM PAULO JACKSON

Aconteceu no dia 9 de maio de 2024, a reunião...

TROCA DE DIRETOR ESPIRITUAL ESTADUAL

É com muita alegria que anunciamos Padre Jackson Manioli como...

O PODER DA ORAÇÃO DE MÃES QUE ORAM PELOS FILHOS, POR MAGNA

Eu nunca pensei que participaria de um grupo de mães...

NOVO GRUPO PARÓQUIA DA RESSURREIÇÃO, CEILÂNDIA

Me chamo Andréia. Conheci o Movimento de Mães que Oram...