Santos Anjos Inocentes é uma festa celebrada desde o século VI, instituída pelo Papa São Pio V, que faz memória do martírio das crianças de Belém mortas por ordem do Rei Herodes e que nos ajuda a viver com profundidade este tempo da Oitava do Natal. São os inocentes que dão testemunho de Cristo, não com palavras, mas com o sangue.
O grande poeta cristão Fulgêncio escreve sobre estes Santos Inocentes: “Na aurora de vossa existência fostes arrancados pelo perseguidor de Cristo, como um furacão corta as rosas em botão. Vós fostes as primeiras vítimas do cordeiro imolado, terno rebanho vitimado. Sobre o mesmo altar recebestes a coroa do martírio.”
A festa de hoje também é um convite a refletirmos sobre a situação atual desses milhões de “pequenos inocentes”: crianças vítimas do descaso, do aborto, da fome e da violência. Rezemos neste dia por elas e pelas nossas autoridades, para que se empenhem cada vez mais no cuidado e no amor a nossas crianças, pois delas é o Reino dos Céus.
“Em Rama se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem.” (Mt 2,18)
Santos Inocentes, rogai por nós!