Mãe Formada, Família Restaurada!

SANTA TERESA DE ÁVILA, DOUTORA DA IGREJA

Hoje, 15 de outubro, celebramos o dia de Santa Teresa de Ávila, uma mulher que com sua história e vida, alcançou um dos mais altos postos da Igreja Católica, o de “Doutora da Igreja”.

Nascida de uma nobre família da cidade de Ávila, na Espanha, Teresa de Cepeda y Ahumada, nome de batismo da Santa, entrou para a vida religiosa contrariando a vida que seu pai desejava para ela. Apesar de ter nascido no dia 28 de março de 1515, e falecido no dia 4 de outubro de 1582, a sua festa litúrgica é comemorada no dia 15 de outubro, pois o dia de sua morte foi justamente no dia que as nações católicas do mundo estavam fazendo a troca do calendário juliano para o gregoriano. Assim precisaram fazer a eliminação de todas as datas entre 5 e 14 de outubro do calendário. Assim, a data de sua morte é inconclusiva, não se sabe se Teresa morreu antes da meia-noite de 4 de outubro ou nas primeiras horas de 15 de outubro, dia escolhido para celebrar sua festa

Santa Teresa tem uma linda história de conversão. Mesmo já dentro do Convento não se sentia à vontade com o modo como se levava a vida dentro do Convento onde ela morava. Decidiu então sair e fundar uma nova ordem, onde se tivesse uma vida de grande clausura e de grande silêncio. Com o grande trabalho que realizou foi autorizada a levar o seu trabalho para outros lugares.

Sua vida religiosa foi caracterizada por sua simplicidade, prudência, amabilidade e caridade, Santa Teresa tinha uma profunda vida de oração e, em obediência, assim como nós, Mães que Oram temos em nosso tripé, escreveu suas visões e experiências espirituais. Seus escritos falam principalmente sobre a vida de oração, como praticar e os frutos que esta vida produz em nossos caminhos.

Santa Teresa morreu nos braços da Beata Ana, em Alba de Tormes no dia 4 de outubro de 1582, pronunciando as palavras: “Sou filha da Igreja”. Sua canonização se realizou em 1622. Foi proclamada Doutora da Igreja em 27 de setembro de 1970 pelo Papa Paulo VI.

Compartilhar

Leia Também

ESTÁ CHEGANDO A HORA! 10º ENCONTRO NACIONAL E 3º ENCONTRO INTERNACIONAL. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Agora faltam poucos dias, mães. Estamos nos aproximando do 10º...

HOMENAGEM PÓSTUMA DOM GERALDO LYRIO ROCHA

O Arcebispo Emérito de Mariana-MG e ex-presidente da CNBB, Dom...

NESTE FINAL DE SEMANA PARANÁ REALIZA O SEU 6º ENCONTRO ESTADUAL, SE INSCREVA JÁ

Dia 16 de setembro, o estado do Paraná realizará o...