A Câmara de Fortaleza (CMFor) realizou, na noite desta quinta-feira, 14, uma sessão solene para homenagear o Movimento Mães que Oram pelos Filhos (AMO), iniciativa espiritual de fiéis católicos voltada para fortalecer a fé e promover a restauração das famílias por meio da intercessão. O Plenário Fausto Arruda foi palco de diversas homenagens a essas genitoras que contribuem para o fortalecimento do grupo e da fé.
Formado por mães que se reúnem para rezar pelos filhos, o movimento busca a salvação e o fortalecimento espiritual de cada família, tendo como base três pilares: obediência, humildade e unidade. Para o vereador Jorge Pinheiro (PSDB), autor do requerimento que possibilitou a realização da sessão solene, o cuidado e a dedicação que essas mães têm para com os filhos têm um grande reflexo na sociedade.

“Mulheres, mães, nós precisamos de vocês. O mundo precisa de vocês. Fortaleza precisa de vocês. Mais do que quando a gente fala do cuidado e da dedicação que vocês têm para com o filho de vocês, esse cuidado e esse desejo de fazer com que os seus filhos sejam os melhores, isso tem um reflexo na sociedade”, destacou o parlamentar, reconhecendo o papel necessário que as mães têm na vida dos filhos.
Jorge Pinheiro lembrou da mãe já falecida e da abnegação que ela tinha pelos filhos. “Minha mãe estava sempre rezando por mim. Ela, com certeza, se nesta terra estivesse, ela também estaria no movimento Mães que Oram pelos Filhos. Porque ela sempre fez isso, sempre, até o fim. As últimas palavras dela, que foram com a minha tia, foi lembrando dos filhos e lembrando de mim, dizendo que precisavam cuidar de mim. Ela falecendo e ainda pensava no cuidado para com os filhos”, recordou.

Natali Cibele Rocha de Vasconcelos Oliveira Chavante subiu à tribuna da Casa para contar um pouco sobre a história do grupo. A atuação do Movimento AMO se dá principalmente em grupos de oração, onde as mães compartilham experiências, oram juntas e encontram apoio mútuo para perseverar na fé. O movimento nasceu em 2011 a partir de um grupo de mães da Paróquia São Camilo de Lélis, em Vitória, no Espírito Santo. Em 2014, o Mães que Oram pelos Filhos foi reconhecido como movimento pela Arquidiocese de Vitória. Hoje, há mais de 3.700 grupos no Brasil, dos quais mais de 190 estão no estado do Ceará.
A oração é o principal instrumento de transformação pessoal e familiar, com ênfase nas necessidades e desafios enfrentados pelos filhos. A atuação se dá principalmente em grupos de oração, onde as mães compartilham experiências, oram juntas e encontram apoio mútuo para perseverar na fé. Nos encontros semanais, as mães rezam o Terço Mariano e o Terço pelos Filhos.

A coordenadora do Movimento AMO no Ceará, Mônica Luz, reforçou o papel do grupo em restaurar famílias através do poder da oração de intercessão e agradeceu ao vereador Jorge Pinheiro pelo reconhecimento. “Seu comprometimento com os valores da vida e da família, que se compromete conosco, fortalece nossa missão de interceder com amor e esperança pelos nossos filhos e pelos filhos do mundo inteiro. A sua sensibilidade pastoral aliada à sua atuação pública, pautada pelo bem comum, revela o verdadeiro sentimento cristão e político. Somos gratas por sua admiração e atenção ao Movimento de Mães que Oram pelos Filhos. Seu gesto foi muito importante”, disse.
A mesa da cerimônia foi formada pelo propositor da homenagem, o vereador Jorge Pinheiro (PSDB); além da coordenadora estadual do Movimento Mães que Oram pelos Filhos, Mônica de Lima Luz; pela coordenadora arquidiocesana do Movimento AMO, Rosilene Apolônio Ribeiro; pela coordenadora diocesana de Itapipoca do Movimento AMO, Eliana Pereira dos Santos; pela coordenadora do grupo do Movimento AMO, na paróquia Santo Antônio de Pádua, Arquidiocese de Fortaleza, Emília Régia Venâncio; pela coordenadora do grupo do Movimento AMO da paróquia Santíssima Trindade, Arquidiocese de Fortaleza, Maria do Carmo Fernandes Pinheiro; e pela ex-coordenadora do Serviço de Metodologia do Movimento AMO, Sueli Medeiros Pinheiro Damasceno.

Homenageados
1 – Maria Carlos da Costa Nepomuceno
2 – Dieyme Araújo Costa Neves
3 – Adilia Rocha Chaves
4 – Cristian Márcia Rodrigues de Oliveira
5 – Padre Elias Souza de Brito
6 – Padre Paulo Henrique de Oliveira
7 – Idelyze Maria Oliveira Paiva de Assis
8 – Átila Corsino de Mesquita Fernandes
9 – Katiuscia Dias de Figueiredo Chaves
10 – Maria Arleuda Lima de Oliveira
11 – Raimunda Aurisete Lucas Bezerra
12 – Ana Paula da Costa Sousa
13 – Padre Antony Christopher de Amorim Gadelha
14 – Ana Eurides Costa
15 – Marta Maria Palácio de Morais dos Santos Nogueira
16 – Rosilene Apolônio Ribeiro
17 – Sandra Maria Lima Fernandes
18 – Sibelly Lisboa Lima Peixoto
19 – Josely Braga Mesquita
20 – Natali Cibele Rocha de Vasconcelos Oliveira Chavante
21 – Joselene Aparecida dos Santos Nardes
22 – Mônica de Lima Luz
23 – Angela Abdo Campos Ferreira
Veja as fotos da sessão solene:
Fonte: https://www.flickr.com/photos/cmfor/albums/72177720328361685