Mãe Formada, Família Restaurada!

Mãe Formada, Família Restaurada!

PERNAMBUCO REALIZOU SEU 3° ENCONTRO ESTADUAL NA CIDADE DE GRAVATÁ

O 3° ENCONTRO ESTADUAL DE PERNAMBUCO REUNIU MAIS DE 2 MIL MÃES. UM GRANDE MOMENTO DE FÉ, ORAÇÃO E UNIDADE.

A cidade de Gravatá, em Pernambuco, recebeu no dia 19 de julho o 3° Encontro Estadual das Mães que Oram pelos Filhos, reunindo mais de duas mil mães em um dia marcado por espiritualidade, formação e profunda experiência de fé. O tema deste ano  “Vida Interior em Tempos de Combate” conduziu as reflexões e partilhas oferecidas pelos convidados especiais. O evento contou com a presença da fundadora do Movimento, Angela Abdo, além de diversos palestrantes e missionários que enriqueceram a programação: Pe. Donizete Heleno, Pe. Fernando Quirino, Pe. Sidney, Vanessa Menin, Salette Ferreira, Pe. Sérgio Fernando (diretor espiritual do Movimento em Pernambuco) e a coordenadora Estadual Marianna Macêdo.

O Blog de Pernambuco acompanhou a programação e registrou as falas dos convidados, que partilharam sobre o tema do encontro e sobre a importância da vida interior para as famílias de hoje.

Vanessa Menin: “Então, o autoconhecimento é o primeiro passo no caminho da santidade. Cada pessoa consegue essa conexão com Deus de uma forma. A minha forma é através da adoração. Cada um vai ter a sua forma de conectar com Deus, e você precisa dessa conexão para escutar o que Ele quer falar com você. Para você poder reconhecer o que você é: os seus defeitos, as suas qualidades, para serem trabalhadas por Deus. Para poder potencializar a sua vida em família, a sua casa, pra torná-la sempre aconchegante e trazer seus filhos pra perto de você. É trabalhando sua alma que você cresce espiritualmente.”

Angela Abdo, Fundadora do Movimento: “Precisamos entender que vida interior é uma jornada. A gente começa, vai melhorando, volta um pouco, melhora de novo. Em tempos de combate, as mães precisam entender que Deus quer que a gente faça um encontro pessoal com Ele. Mas a nossa história, as pessoas ao nosso redor e principalmente o mundo espiritual não querem. Apesar de a gente achar que quer, precisamos ter consciência de que temos esses três inimigos e lutar contra eles. Para que, no final da vida, possamos repetir com São Paulo: ‘Combati o bom combate, mereço a coroa da justiça’.”

Pe. Fernando Quirino: “Para nós vivermos um combate, ou melhor, para nós vencermos os combates constantes e diários da nossa vida é preciso uma vida eucaristica e também uma vida sacramental, uma vida mariana. Uma vida eucarística. Porque o ápice da nossa fé é a Santa Missa, estarmos unidos ao Senhor, recebendo o preciosíssimo Corpo e Sangue Dele e adorando o Santíssimo Sacramento. Também vivendo a vida sacramental, a confissão, essas práticas que a Igreja nos ensina pra mergulhar numa fé mais consistente. E uma vida mariana: recorrer à Virgem Santíssima, pedindo seu auxílio, especialmente em Nossa Senhora de La Salette, para nos ajudar a vencer as tentações e em tudo aquilo que possa nos afastar da vontade de Deus.”

Pe. Sidney: “Sou o padre Sidney, de Palmares, e é a primeira vez que participo de um evento tão profundo, que reúne tantas mães e tantas mulheres de fé ao mesmo tempo. Foi perguntado pra mim sobre o cuidado com a vida interior, e quando a pergunta foi feita me veio muito ao coração que, às vezes, a gente só procura cuidar quando já está adoecido. E nós precisamos cuidar de maneira preventiva, pra que, na hora da provação, possamos enfrentar a situação de pé, como fez Nossa Senhora. São João Bosco dizia que o método preventivo é muito importante, porque nos prepara para as grandes situações da vida. Então, nós, como homens e mulheres de fé, devemos ter esse cuidado com a vida interior através da oração, buscando fortalecer a nossa casa que é o nosso coração, a nossa alma sempre iluminada pela presença de Deus. E quando vier a tribulação, quem vai enfrentar por nós será o próprio Deus, que vai nos guiar neste itinerário. Que Deus abençoe vocês e que possamos cuidar da nossa vida interior.”

Pe. Donizete Heleno: “A Igreja sempre preservou aquilo que é patrimônio fundamental da família: o diálogo. A conversa aberta, transparente e franca é essencial, porque dentro de uma família todos enfrentam tribulações, batalhas e desentendimentos. São pessoas humanas convivendo juntas, e por isso surgem dificuldades e desencontros. Mas o diálogo é o que mantém a harmonia no seio familiar. Podem existir pessoas muito diferentes dentro da mesma casa, porém a harmonia ou unidade sempre é possível. Por isso, a Igreja orienta para que todas as partes, marido, esposa e filhos, recorram ao diálogo e à comunhão uns com os outros para resolver seus problemas. Quando nos reunimos neste encontro, damos uma grande injeção de ânimo às mães, para que elas apliquem na vida concreta tudo aquilo que vivem espiritualmente: a comunhão com Deus, o santo terço, as reuniões nos grupos, os encontros. Elas voltarão para suas casas e encontrarão as mesmas dificuldades de sempre, mas o coração delas estará diferente. E é com esse coração transformado que elas entram novamente na batalha, agora de uma maneira completamente .

O Encontro foi encerrado com a Santa Missa presidida por Dom Paulo Jackson, que trouxe uma mensagem de esperança, unidade e fortalecimento da fé das famílias.

 

Compartilhar

Leia Também

PERNAMBUCO REALIZOU SEU 3° ENCONTRO ESTADUAL NA CIDADE DE GRAVATÁ

O 3° ENCONTRO ESTADUAL DE PERNAMBUCO REUNIU MAIS DE 2...

1º RETIRO AMO-HOSPITAL REÚNE MÃES EM MANHÃ DE FÉ

1º RETIRO AMO-HOSPITAL REÚNE MÃES EM MANHÃ DE FÉ, RENOVAÇÃO...

CARISMA MÃES QUE ORAM CONSOLIDA NOS ESTADOS UNIDOS COM UNIDADE, FÉ E MISSÃO

O ano de 2025 marcou um momento de grande alegria...

2° ENCONTRO PAROQUIAL – PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO E PARÓQUIA N. SRA. AUXILIADORA

O 2° Encontro Paroquial do grupo das Mães que Oram...

1° ENCONTRO PAROQUIAL – PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E N. SRA. DAS MERCÊS

1º ENCONTRO PAROQUIAL DO MOVIMENTO MÃES QUE ORAM PELOS FILHOS...

2° ENCONTRO PAROQUIAL NA PAROQUIA N. SRA. DA PIEDADE EM JABOATÃO

2º Encontro Paroquial do Movimento Mães que Oram pelos Filhos...