É com muito carinho que o Movimento das Mães que Oram pelos Filhos do Pará acolhe a nova Coordenadora Estadual, Soraya Assunção Costa. Ela assumiu a missão em Janeiro de 2022, substituindo Leila Accioly, que ficou na posição por quatro anos e hoje está na Coordenação Regional Norte 1, que abrange Belém , Marajó e Ponta de Pedras.
Soraya é paraense, nascida em Belém, onde reside atualmente. Participa do Movimento desde 2015 e seu primeiro contato foi através de uma pregação da Angela Abdo na TV Canção Nova, que transmitia o Encontro Nacional. Desde então se apaixonou pelo Carisma, pois sentia no coração que precisava se unir a esse exército de mães orantes por seus filhos e pelos filhos do mundo inteiro para restaurar famílias. Começou a participar de um grupo de mães em Belém e em 28 de janeiro de 2016 conseguiu implantar um grupo na paróquia São Geraldo Magela da qual faz parte.
Foi coordenadora do grupo por três anos e coordenadora do Serviço Estadual de Metodologia por mais três anos. No final de 2021 foi convidada por Leila para assumir a coordenação do estado. Soraya nos fala:
Fiquei temerosa com o chamado para assumir a coordenação estadual tão bem desempenhada por Leila e pelos desafios que deveria enfrentar. Decidi, contudo, confiar na condução de Deus e tomar posse da passagem que me acompanha: “Eis-me aqui para fazer a Tua vontade” (Hb 10,9). E aqui estou!
O Movimento trouxe muitas mudanças na minha vida, me fez vivenciar a vocação a qual todos somos chamados a partir do batismo, como cristã discípula e missionária, através da minha identidade de mãe que reza com a vida e percorre um caminho em busca da santidade, que nem sempre é fácil. Hoje sou mãe que se preocupa muito mais com a vida espiritual dos meus três filhos, orientando-os com mais conhecimento para uma vida de fé em Deus, e não só para aquilo que o mundo lhes pode oferecer. E acima de tudo, o Movimento me trouxe um verdadeiro sentido da família de Deus, que somos nós Igreja de Cristo, na qual contribuímos para Sua missão, na unidade e no serviço.
Bendigo ao Senhor por tudo que realiza através do Movimento!
Que nós mães possamos perseverar neste chamado, nos deixando ser instrumento de Deus para reconciliação e restauração de muitas mães e suas famílias.”
A decisão por um novo nome para a coordenação nem sempre é fácil. É um processo de muita oração e entrega ao Senhor. Leila Accioly comenta sobre sua experiência na coordenação estadual da AMO e a escolha de Soraya:
“Esses quatro anos na coordenação estadual foi uma experiência que chamo de “Divina” porque fomos conduzidas pelo Espírito Santo. Sentimos o poder da graça santificante de Deus agindo e fermentando a obra. O Movimento crescia como fermento na massa no estado e eu sabia que isso não podia vir jamais de um esforço humano em razão de nossas limitações e percebi logo cedo que é Deus quem faz crescer. Somos apenas ferramentas que o Senhor quer se utilizar para a santificação das famílias.
Quanto ao nome de Soraya para a coordenação estadual, eu creio que quando rezamos, as escolhas sempre decorrem da inspiração do Espírito Santo. Ele põe em nosso coração aquele nome, aquela pessoa, conforme as graças e os dons que Ele mesmo concede a cada uma. E aí cabe a nós discernir conforme o perfil exigido para aquela missão. Além disso, conversava muito com Nossa Senhora pedindo: “Maria, vai me mostrando, vai revelando quem é a pessoa”. Até que um dia Nossa Senhora me revelou através de um sinal que eu vinha pedindo. Maria sempre me respondeu, mas tive que discernir em oração.
Sempre vi a Soraya como uma pessoa sóbria, obediente e humilde. Não desmerecendo as outras, mas senti que ela seria a pessoa ideal para assumir.
O recado que deixo para a Soraya é que ela se deixe conduzir pelo Espírito como um barquinho de papel na água…o vento do Espírito Santo vai levar o barco para onde ele quer. Nunca tomar decisões por impulso sem rezar, sem falar com Deus. Devemos submeter tudo a Ele. Nunca confiar em si mesma. Somos frágeis…erramos. Precisamos ser dóceis à vontade de Deus e tudo vai dando certo. Mas nem sempre é fácil… A obra não é nossa. Deus é quem faz crescer. Gosto dizer que se realizarmos a missão com amor sincero e tudo oferecer a Deus e tudo fazer por amor, vamos superando as dificuldades com paciência, sobriedade, nada fica pesado.
Termino com uma palavra que toca muito o meu coração:
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
1 Corintios 13:4-7”
Que Nossa Senhora de La Salette proteja e ilumine a Soraya nesta sua nova missão!!! 🙌💙🙌