O mês de agosto é o mês das vocações, instituído pela Igreja Católica. E nos dias 9 a 15 é celebrada a Semana Nacional da Família, uma mobilização de grupos e comunidades que acontece, desde 1992, com momentos de oração, formação e reflexão.
A família, uma Instituição divina e Sagrada, que nasce da união entre um homem e uma mulher, através do Sacramento do Matrimônio, é o lugar onde Jesus habita e quer habitar sempre, pois foi através de uma família que Ele veio ao Mundo: a Sagrada família.
É no seio familiar que os filhos assemelham os valores morais e cristãos, porém nem sempre é fácil sustentar a base sólida Cristã que Jesus quer para essa Instituição, mesmo assim:
“Nesse sentido, a família sendo o que é, torna-se uma igreja doméstica, evangelizadora, mesmo no meio das vicissitudes próprias, isto é, com nossos gênios, temperamentos e vícios, ainda assim, esta família está sendo igreja, e assim reproduz em pequena escala o que acontece na grande igreja e na sociedade”(Monsenhor Jonas Habib)
Desta forma, pensando na família como Igreja doméstica, faz-se uma ligação com o papel das Mães Que Oram Pelos Filhos, e o carisma do Movimento: Restaurar as famílias através do poder da oração de intercessão. É firmes na fé e na oração de intercessão, que as mães são primeiramente restauradas, transformadas! E em seguida dá-se a conversão e restauração das suas famílias.
Assim, eis o carisma do Movimento acontecendo na família da Ester Helena , da Paróquia São José-Belém/PA: