Mãe Formada, Família Restaurada!

ESPIRITUALIDADE E UNIÃO DOS SERVIÇOS

Ao meditar o tema da espiritualidade do movimento e, por conseguinte, da Mãe Intercessora, que é nossa identidade na Igreja, nossa fundadora precisou entender que a espiritualidade de um movimento passa pelas práticas religiosas, que levam a um modo específico de ver a fé. Com base nesse entendimento, surgiu o Serviço da Espiritualidade, voltado para as mães pela necessidade de zelar por nossa vocação maternal. A busca desse caminho torna possível trazer para as mães que sua missão de interceder por sua família pode e deve ser vivida de forma simples na sua fé cotidiana.

A mensagem da nossa Mãe Padroeira Nossa Senhora de La Salette confirma o modelo da espiritualidade da mãe intercessora, que faz o nosso carisma acontecer. Em sua aparição, a Mãe aparece chorando por nossos pecados e vem nos alertar sobre a necessidade de reconciliação (conversão dos corações), da oração (“dizer mais”, relação íntima com Deus, rezar com a vida), nos fala da Missa, da Eucaristia, da Penitência (Sacramentos – caminho para santidade). O modelo da nossa espiritualidade é o caminho que nos leva para Jesus, o caminho apontado por nossa Mãe Padroeira, por meio de uma oração que nos santifique e também santifique nossas famílias. Esse caminho da oração será ainda permeado pelos ensinamentos de Santa Teresa, que nos convida a viver um relacionamento pessoal e amoroso com Cristo, levando-nos à plenitude da nossa vocação cristã.

Para que uma mãe se torne consciente, tome para si a autoridade concedida por Deus de rezar pelos seus, ela necessita de auxílio nesse caminho. A narrativa de Santa Teresa vai ainda nos apontar os passos fundamentais para que esse caminho rumo a Deus transforme as nossas vidas e nos comprometa com a construção do Reino. A interação de todos os serviços se torna necessária e é de fundamental importância para que nossa espiritualidade seja vivida e exalada por todo o movimento. Por meio da união dos dons concedidos por Deus a todos os serviços, o auxílio desse caminho pode chegar à vida das mães do movimento.

O Serviço de Súplica, que pela oração direciona e sustenta o movimento como um todo, ora pelos grupos, e é também essa oração que vai sustentar as mães a perseverarem no caminho em meio a tantas dificuldades (I Timóteo 2,1-4).

O Serviço de Formação traz o conhecimento para as mães, fornece toda a base para que uma mãe formada na Palavra comunique a Palavra no seu lar. O conhecimento da Escola de Nazaré contribuirá no caminho da mãe para que ela faça da Palavra de Deus a razão da sua vida (Na Oração do Magnificat Maria conhecia a Palavra, Lc 1,47-55).

O Serviço dos Filhos Específicos é o “olhar para o outro”, expressão da misericórdia de Deus, que cuida das mães que precisam muito ser reerguidas; juntas partilham suas dores, se fortalecem e passam a confiar as preocupações debaixo do amparo de Deus para seguir o caminho (I Pedro 5,7).

O Serviço dos Novos Grupos é como a oportunidade para que mais e mais encontros pessoais com Jesus aconteçam na vida das mães; oportunidades de serem tocadas. Pode ser o momento em que o caminho de cura se inicia em suas vidas, transformando-as (Grão de mostarda que é lançado à terra-Mc 4, 31-32).

O Serviço de Metodologia do Grupo orienta e direciona a importância de todos os momentos nos encontros, e nos faz seguir o exemplo de Jesus quando organizava tudo para a partilha a fim de que o milagre da multiplicação dos pães e das bênçãos aconteçam em nossas famílias (Mc 6,39-44).

A orientação do momento oracional, com a presença do Serviço de Música, vai ajudar a mãe a rezar com a Palavra, interiorizar a Palavra, levando a mãe a rezar a vida com a eficácia da Palavra na sua família (Hebreus 4,12).

O Serviço de Comunicação e Mídia alcança além das mães dos grupos e segue o mundo inteiro anunciando a Boa-Nova a toda criatura! Transmite o caminho atraindo mais e mais discípulos que, na vida cotidiana e nas redes sociais, saem pregando por toda parte. O caminho também é anunciado nos locais onde as famílias hoje necessitam ainda mais da Palavra por meio dos Serviços presentes nas Escolas e nos Hospitais. O mesmo podemos dizer de cada produto de evangelização como sinal da presença da nossa espiritualidade por meio do Serviço de Vendas (Mc 16,15-20).

Os Serviços dos Filhos Infantil e Juvenil e das Dindas, sinal da presença de Deus na vida das crianças, indicam o quão importante isso se faz no caminho. Podemos constatar que a infância de Santa Teresa foi recheada de ideias religiosas, brincava de fundar mosteiros, “brincadeira profética”, parecia prever os planos de Deus.

O Serviço dos Filhos Prediletos, que ao orar por mais Sacerdotes e santificação deles, faz parte desse caminho no sentido de zelar pela nossa Igreja e pelo Sacramento da Eucaristia.

Enfim, é missão de todos os serviços “Pela graça de Deus e pelo caminho da oração espalhar o perfume do conhecimento de Cristo em todo lugar, exalar este bom perfume para todos, transmitir o odor da vida que dá vida! Que através da nossa união este perfume se desprenda da espiritualidade do movimento e de cada mãe dentro da sua família (cf II Cor 2,14-16).

 

SLIDE GERAL ESPIRITUALIDADE

SLIDE ESPIRITUALIDADE

MANUAL ESPIRITUALIDADE_2020 -21_5

Compartilhar

Leia Também

ESTÁ CHEGANDO A HORA! 10º ENCONTRO NACIONAL E 3º ENCONTRO INTERNACIONAL. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Agora faltam poucos dias, mães. Estamos nos aproximando do 10º...

HOMENAGEM PÓSTUMA DOM GERALDO LYRIO ROCHA

O Arcebispo Emérito de Mariana-MG e ex-presidente da CNBB, Dom...

NESTE FINAL DE SEMANA PARANÁ REALIZA O SEU 6º ENCONTRO ESTADUAL, SE INSCREVA JÁ

Dia 16 de setembro, o estado do Paraná realizará o...