De fato, se vós perdoardes aos outros suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas se vósnão perdoardes aos outros, também vosso Pai não perdoará as vossas faltas. (Mt 6,14-15)
Muitas situações difíceis acontecem no decorrer da nossa existência, mas não há necessidade de viver imobilizado por experiências passadas. A decisão de buscar a cura é pessoal. O primeiro passo é reconhecer que precisa de ajuda. O segundo é acreditar que Deus quer ver você feliz e que Ele tem poder suficiente para curar todas as feridas provocadas pela caminhada da vida. Para isso, Deus precisa ter livre acesso à sua vida. O terceiro é reconhecer que existem pessoas competentes na área da psicologia que podem ajudar você a limpar o lixo emocional acumulado. O quarto é perdoar e ser perdoado, pois todos são vítimas e agressores – alguns mais, outros menos –, mas todos machucam e são machucados na trajetória. O quinto passo é compreender que nenhum amor humano é capaz de preencher todas as expectativas que uma pessoa tem em relação a outra, e que ninguém deve buscar o outro para ser feliz, mas contribuir para uma vida melhor em comunidade.
A inteligência emocional consiste em aprender com os erros cometidos ao longo da vida, buscar forças após uma rejeição, sair da zona de conforto e seguir um caminho diferente.
A inteligência espiritual significa transcender a emoção e aprender com o evangelista João, que nos ensina que Deus é amor e oferece água limpa para matar a sede daqueles a quem o amor tem faltado. A história humana é feita de sucessos e derrotas; porém, a superação é o que diferencia a trajetória das pessoas. A felicidade não é a ausência de sofrimento, mas a presença de Deus na sua vida. Escolha ser feliz em Deus, com Deus e para Deus.
Fonte: Trecho do livro Superação x Rejeição: Aprendendo a ser livre (Angela Abdo).