AMO SER AMO!
Para mim, participar do Movimento significa ter uma vida consistente em Deus, significa esvaziar-me, enxergar melhor o mundo e as pessoas a minha volta.
Em 2015 deparei-me numa livraria católica com o primeiro livro da Ângela Abdo ” Mães que Oram pelos Filhos – Tudo pode ser mudado pela força da Oração”. Li, reli, fiquei encantada, senti o chamado! Nos anos de 2017 e 2018 participei pela TV Canção Nova dos Encontros Nacionais do Movimento. Em maio de 2018 trabalhando com meu esposo em um retiro do ECC, conheci a Carol e o Rodrigo que eram cursistas. Na oportunidade, a Carol me convidou para participar, pois ela estava coordenando o primeiro Grupo de Mães que Oram pelos Filhos em Jaraguá do Sul. O Grupo acontecia em outra paróquia, me organizei e iniciei no Movimento. Em 2019 estivemos na Canção Nova no maravilhoso V Encontro Nacional.
Aprendi com Santa Teresa que a Oração é um trato de amizade com Deus. Lembrando de momentos da minha vida, vejo que desde criança, busquei cultivar essa amizade. Tive uma forte influência da minha mãe que rezava o terço conosco e me levou para a Igreja desde que nasci. Minha vó materna também deixou um grande legado espiritual no meu coração. Minha vó tinha 4 irmãs freiras da Congregação das Catequistas Franciscanas que moravam em diferentes cidades de SC e RS. Quando vinham de visita, lembro que eu gostava de conversar com elas e de vê-las andando pelo quintal com seus hábitos pretos e também observava seus momentos de Oração. As vidas de minha mãe e minha vó foram testemunhos na minha vida.
Na adolescência eu fazia as orações com um livrinho preto de capa dura, antiquíssimo, (presente de minha vó) e também uma novena de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Recorria a eles com frequência.
Com 15 anos comecei a frequentar um grupo da RCC jovem que acontecia na Capela do colégio que eu estudava e um pouco mais tarde fui para o Retiro do Emaús, Movimento jovem que muito me marcou.
Quando saí de casa para cursar minha faculdade e morar longe, nunca deixei de participar da Santa Missa aos domingos. A Eucaristia sempre foi meu sustento. Como a Oração é o motor que move o Céu, lembro de nessa época ligar para casa e pedir que minha mãe orasse por mim quando eu me deparava com provas mais exigentes do curso. Minha mãe sempre orou e hoje, continua intercedendo por mim pelas provas que a vida me impõe.
Tenho dois filhos, Camila e Renan, e, como mãe busco renovar minha fé todos os dias e interceder por eles de forma contínua e perseverante.
O Movimento me fez reconhecer que a minha Oração deveria ser ampliada. Além de interceder pelos nossos filhos, somos chamadas a sermos intercessoras dos filhos das outras mães. Dessa forma, rezamos pelos nossos filhos como fez Santa Mônica e por todos os filhos como Nossa Senhora de La Sallete, nossa padroeira, nos ensina. No Movimento rezamos pelas dores dos filhos, mas as primeiras dores a serem curadas são as nossas. Como mãe do Movimento aprendi a orar sem esmorecer, sem reclamar da caminhada. Somos também mães espirituais dos Sacerdotes, oramos pelos filhos prediletos de Nossa Senhora.
Para mim, a Oração é uma escolha e uma prioridade que tenho na vida. Há 3 anos no Movimento, muitos são os ensinamentos: sei que preciso ser perseverante, constante, paciente e me colocar na presença de Deus com humildade. Reconhecer que o Senhor é soberano e pode restaurar a minha vida e a minha casa. Deus escuta o nosso clamor, Ele entende a gente!
Há 2 anos, a convite da Carol, na época coordenadora Diocesana, dei meu SIM para o Serviço de Formação em SC. Realmente, a gente só ama o que conhece e as Formações do Movimento nos permitem aprofundar o nosso conhecimento e o amor a nossa Igreja. Com isso também nosso coração se abre para que possamos orar mais e melhor com o direcionamento da Palavra de Deus.
O Movimento das Mães que Oram pelos Filhos é lindo e a força de Deus transforma o nosso coração. A Graça só acontece pela Oração, mas é preciso que permitamos. É preciso abrir o nosso “Castelo Interior” para que o Rei possa fazer Sua Morada. Grandes coisas vão acontecer se eu orar, se o meu coração estiver unido ao coração de Deus. Sozinhas, não conseguimos, é preciso pedir ao Espírito Santo que venha em nosso socorro. O Céu vai se mover e as portas vão se abrir.
Que possamos a cada dia suplicar ao Senhor a virtude santificante da Santidade para nós e nossas famílias.
Santa Teresa nos diz que Deus ama trabalhar numa Alma disciplinada e o Movimento das Mães que Oram pelos Filhos nos leva a essa disciplina e ao Amor a Jesus e Maria.
Eis-me aqui, SENHOR!
Nanci Batalha, Coordenadora do Serviço Estadual Formação.