Mãe Formada, Família Restaurada!

Mãe Formada, Família Restaurada!

UM TESTEMUNHO INSPIRADOR: DE MÉDICO A SACERDOTE

O testemunho do Padre Ricardo Petroni Smiderle Passamani, Diretor Espiritual do serviço AMO-Hospital, é uma história emocionante, ele trocou a medicina pelo sacerdócio, seguindo os planos de Deus.

Padre Ricardo nasceu em Conceição da Barra, Espírito Santo, em uma família católica, mas pouco atuante. Desde pequeno, destacava-se por sua obediência e alegria. Embora tivesse o desejo de servir ao próximo, seja como político ou médico, tornar-se sacerdote ainda não fazia parte de seus planos.

Muito jovem, seguiu o desejo do pai, também médico, e prestou vestibular para medicina na única faculdade federal do estado. Para surpresa de muitos, foi aprovado na primeira tentativa, o que ele considera uma providência divina. Na época, Ricardo ainda não havia tido um encontro pessoal com Deus, mas isso começou a mudar quando sua mãe, que havia se convertido e se tornado muito religiosa, lhe deu de presente o livro Por que ser Católico?, do Professor Felipe Aquino. Embora relutante no início, leu o livro para agradar a mãe e, na mesma noite, terminou a leitura, iniciando um aprofundamento na fé católica e na vida dos santos. Esse momento foi um divisor de águas em sua vida.

Aos 22 anos, Padre Ricardo formou-se em medicina e iniciou a especialização em infectologia, inspirado por um professor que amava a profissão. Durante seu tempo como estudante e médico, muitas vezes se imaginava pelos corredores do hospital, de branco, rezando pelos doentes e administrando a unção dos enfermos.

Após se formar, trabalhou no interior do Espírito Santo, onde já estava completamente inserido na igreja. Todos os dias, durante o almoço, rezava no Santíssimo da igreja local. Em suas consultas, quando percebia questões emocionais nos pacientes católicos, perguntava: “Há quanto tempo você não se confessa?” e, literalmente, receitava a confissão, encaminhando-os a um padre.

Com o tempo, o interesse de Ricardo pela medicina diminuiu, enquanto crescia seu desejo de estudar mais sobre a Igreja e os santos. Sentia um vazio e, em suas orações, reconhecia o chamado ao sacerdócio. A primeira pessoa a saber foi sua mãe; o maior desafio foi contar ao pai, que chorou compulsivamente ao receber a notícia, mas abençoou o filho a seguir seu chamado.

Em 2020, Dr. Ricardo tornou-se Padre Ricardo, para a glória e honra de Deus. Em 2021, aceitou o convite para ser o Diretor Espiritual do Serviço Nacional AMO-Hospital e é também Assessor Eclesiástico da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Vitória. Padre Ricardo destaca: “A presença de um sacerdote na vida de um doente e de sua família é fundamental para que se sintam consolados e confortados pela graça de Deus”.

Compartilhar

Leia Também

MOMENTOS MARCANTES DO 9º ENCONTRO ESTADUAL DO PARÁ

O Encontro Estadual do Movimento Mães que Oram pelos Filhos...

REUNIÃO APROXIMA MÃES DOS ESTADOS UNIDOS E FORTALECE A MISSÃO INTERNACIONAL

Reunião com Padre Adriano aproxima mães dos Estados Unidos e...

MOVIMENTO MÃES QUE ORAM PELOS FILHOS É ACOLHIDO EM PORTUGAL

Movimento Mães que Oram pelos Filhos é acolhido com alegria...