Mãe Formada, Família Restaurada!

Mãe Formada, Família Restaurada!

AMO-HOSPITAL: UMA JORNADA DE FÉ E CRESCIMENTO NO ESPÍRITO SANTO

O Movimento Mães que Oram pelos Filhos não parou no tempo; é dinâmico e atua conforme as necessidades que surgem, demonstrando uma abertura contínua à ação do Espírito Santo. Com o crescimento do movimento, o Espírito Santo inspirou o surgimento de serviços fora do ambiente da Igreja, uma “Igreja em saída”, como nos pede o Papa Francisco.

“A partir do pedido de Deus para atendermos as necessidades específicas das mães. Um filho doente é uma dessas necessidades. E por elas estarem tão cansadas, muitas vezes não têm forças para rezar. O primeiro desafio foi trabalhar em parceria com a Pastoral da Saúde para não colidir com o trabalho que elas já faziam. Com o apoio da CNBB e dos diretores espirituais que pertenciam à Pastoral, foram se abrindo os espaços”, relata Angela Abdo, fundadora do Movimento Mães que Oram pelos Filhos.

Dessa forma, surgiu a iniciativa de criar uma rede de apoio espiritual nos hospitais, onde mães, voluntárias, pudessem levar conforto e orações às mães e seus filhos internados. “Estamos deixando a marca do movimento nos hospitais. Durante a visita, convidamos as mães a seguir conosco nos grupos nas paróquias e comunidades. Trilhamos o caminho da santidade não apenas nas Igrejas, mas também nos hospitais. A jornada da santidade nos hospitais é uma extensão do nosso compromisso com a humanidade e a fé”, explica Cristiana Rocio, Coordenadora do Serviço Nacional AMO-Hospital.

O serviço teve sua primeira equipe formada no Espírito Santo, ainda em 2019, no Hospital Materno Infantil Francisco de Assis, em Guarapari. Passados cinco anos e enfrentando o desafio da pandemia da Covid-19, o Serviço AMO-Hospital conta com nove equipes no estado:

  1. Hospital Infantil São Francisco de Assis – Guarapari
  2. Maternidade Unimed – Vitória
  3. Maternidade São Camilo – Aracruz
  4. Hospital Dr. Alceu Melgaço – Barra de São Francisco
  5. Hospital Infantil Alzir Bernardino Alves – HIMABA – Vila Velha
  6. Hospital São Marcos – Nova Venécia
  7. Hospital Infantil São Francisco de Assis – Cachoeiro
  8. Hospital Vila Velha – Vila Velha
  9. Hospital Estadual de São José do Calçado – São José do Calçado

Projetos Sociais

Em dezembro de 2023, o serviço foi convidado a realizar uma celebração de Natal no HIFA Guarapari. Foi um lindo momento em que houve a oportunidade de levar o presépio ao hospital e celebrar o nascimento do Salvador com os colaboradores, internos e seus acompanhantes.

Em abril de 2024, o HIFA comemorou 10 anos, e o Serviço foi convidado a render graças por essa data tão importante. A celebração contou com a presença do Padre Diego Carvalho, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Guarapari, que visitou todas as áreas do hospital, conversando e abençoando os doentes e seus familiares.

Além dessa celebração, o Serviço AMO-Hospital também esteve presente em outros eventos significativos, como a participação no 3º Encontro do Voluntariado no hospital HIMABA.

“Tivemos a oportunidade de partilhar, aprender e conhecer voluntários. Foi uma manhã sem igual!”, disse Christina Mello, Coordenadora do Serviço Estadual AMO-Hospital no Espírito Santo.

A equipe de Nova Venécia do Movimento Mães que Oram pelos Filhos conduziu, recentemente, a cerimônia de lava-pés no Hospital São Marcos, durante a Semana Santa. Em abril, nos festejos do padroeiro São Marcos, a mesma equipe realizou uma procissão pelos corredores do hospital, entoando hinos de louvor a São Marcos e a Jesus Cristo.

Testemunhos comoventes de fé e cura

Diversas mães compartilham suas histórias, como a de Mariana Cirino, cuja filha foi diagnosticada com psoríase aos 5 anos. Após buscar desesperadamente uma cura, Mariana intensificou sua fé, frequentando missas, fazendo novenas e lendo a Bíblia diariamente. Segundo ela, a cura veio com a sua transformação interna e a proximidade com Deus.

“Recebi um convite que não pude recusar, pois já conhecia Jesus. Minha filha foi diagnosticada com psoríase aos 5 anos, e comecei a buscar desesperadamente uma cura com diversos médicos, mas sem sucesso. Passei a frequentar mais a missa, fazer novenas e abstinências, e ler a Bíblia diariamente. Aos poucos, fiquei mais próxima de Deus e percebi que a cura viria no tempo Dele. Entendi que eu mesma estava impedindo a cura ao não me transformar internamente. Quando mudei minha maneira de falar e de me comportar, alinhando-me com os ensinamentos de Deus, a cura finalmente aconteceu para a glória do Senhor”, testemunhou Mariana.

Outro relato tocante envolveu uma visita à UTIN, onde, após uma oração à Nossa Senhora, um bebê que estava chorando incessantemente se acalmou, para a alegria e emoção de todos presentes.

“O serviço nos ensina a ser gratas por cada pequeno avanço e por cada mãe e filho que acolhemos. Durante uma visita à UTIN, estávamos em oração com algumas mães quando um bebê começou a chorar muito. Ao final da oração, a equipe de visita decidiu rezar a Ave Maria, pedindo a Nossa Senhora que acolhesse o bebê e acalmasse a mãe nervosa. Milagrosamente, ao final da oração, o bebê parou de chorar, e nós, emocionadas, choramos de alegria. A mãe disse que o filho reagiu à oração”, comentou uma mãe que preferiu não se identificar.

Impacto positivo do Serviço AMO-Hospital

O Serviço AMO-Hospital tem sido uma força positiva dentro das instituições de saúde. Gisele, colaboradora do HIFA-Guarapari, afirma que a presença das mães do movimento deixa os pacientes mais confiantes e calmos, quebrando a rotina hospitalar. No Hospital São Marcos, a colaboração com o projeto é vista como uma oportunidade de praticar a dimensão espiritual, fortalecendo a esperança e diminuindo a ansiedade.

“Muito positivo! Deixam os pacientes mais confiantes e calmos. Todos os projetos são de grande relevância. Eles saem da rotina e quebram esse clima de hospital. Ter a presença das representantes das Mães Que Oram pelos Filhos através do projeto AMO-Hospital com certeza nos ajuda na oferta da oportunidade e prática da dimensão espiritual para aquelas que estão internadas ou acompanham alguém de suas famílias. Fortalece a esperança e diminui a ansiedade ‘com amor maternal’ como nos ensina e pede São Camilo de Léllis!”, relata Gisele, colaboradora do Hospital São Marcos.

Desafios e perspectivas futuras

O principal desafio enfrentado pelo serviço é encontrar mães disponíveis para as visitas. A visita aos doentes é uma obra de misericórdia que a Igreja Católica incentiva, conforme Mateus 25,45. : “Em verdade vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que deixastes de fazer.”

O serviço continua em oração e missão para expandir sua atuação, alcançando mais hospitais, mães e filhos, oferecendo carinho, escuta e oração. O movimento Mães que Oram pelos Filhos faz um apelo às mães capixabas para que não se omitam dessa importante obra de caridade, destacando a frase de São Camilo: “Você leva Jesus ao doente, e o doente te leva a Jesus.”

 

Compartilhar

Leia Também

5º ENCONTRO PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS – ITAPIPOCA/CE

5º ENCONTRO PAROQUIAL – PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS –...

3º ENCONTRO PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA – DIOCESE DE ITAPIPOCA/CE

3º ENCONTRO PAROQUIAL – PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA – DIOCESE...

3º ENCONTRO PAROQUIAL – PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Que momento especial e encantador vivenciamos na tarde do dia...

SOU UMA MÃE QUE ORA PELOS FILHOS ENCARCERADOS

Sou uma Mãe que Ora pelos Filhos e sinto a...

3° ENCONTRO PAROQUIAL EM FÁTIMA DO SUL/MS

3º Encontro Paroquial do Movimento Mães que Oram pelos Filhos,...

1º ENCONTRO PAROQUIAL DA PARÓQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA.

No dia 9 de agosto de 2025, realizou-se, na Paróquia...