No dia 23 de agosto de 2025, de 7h às 18h, o espaço BeFly Hall em Belo Horizonte se encheu de esperança e fé com a realização do 9º Encontro Estadual de Minas Gerais.
Reunindo aproximadamente três mil e setecentas mães, o evento se dedicou ao tema “Vida Interior em Tempos de Combate”, um convite poderoso para fortalecer nossa espiritualidade em meio aos desafios do dia a dia.
Foi um dia de vivenciar momentos de oração, reflexão e partilha, Adoração, onde cada mãe pôde nutrir sua vida interior e renovar suas forças. A energia vibrante, a união e o silêncio orante presente no Encontro demonstraram a força transformadora da fé.
Bem cedinho, as mães, dindas, tias, sacerdotes, foram chegando, e a alegria dos encontros no Encontro era notável e emocionante.
A animação ficou por conta da AMO Vox e do Serviço Estadual de Música.
Angela Abdo, fundadora e coordenadora geral, e Padre Alexandre Fernandes, diretor espiritual estadual, acolheram calorosamente às mães e deu-se início ao Encontro.
“Que alegria viver mais um Encontro com vocês! Vamos refletir algo muito importante sobre nossa vida interior. Vamos fazer uma caminhada espiritual!”
Padre Alexandre Fernandes
A entronização da Imagem de Nossa Senhora de La Salette, padroeira do Movimento, a demonstração de amor a missão, zelo, dedicação e entrega no servir a Deus da coordenadora estadual Raquel Bassoto, empunhando a bandeira de Minas Gerais, juntamente com todas as coordenadoras provinciais, arqui/diocesanas e coordenadoras de serviços, com as bandeiras até o palco, foi um momento marcante para o Movimento no Estado.
Com o terço na mão e joelhos dobrados em oração, o grande exército de mães orantes rezaram o Terço do Clamor de Mãe, suplicando ao Pai a cura, libertação, salvação e restauração de todas as famílias.
Na primeira pregação, “Mães que Oram combatem o bom combate, combate espiritual”, nossa querida Angela Abdo nos apresentou nossos três inimigos: “No combate espiritual, temos três inimigos: ‘Eu’, por causa da minha história de vida; ‘O outro’, porque o demônio usa o outro para me amolar; e as tentações: achar que não precisa de formação, não precisa ir ao grupo. Para entrar na casa interior, é preciso derrotar esses inimigos, combatendo vinte e quatro horas por dia. É preciso buscar a santidade, fazer a vontade de Deus e orar.”
Na 2ª pregação, “Santa Teresa, Mãe e Mestra de Oração: Arquiteta do Espírito, cuidadora de casas”, Padre Alexandre Fernandes destacou que, quando amamos a Deus, não nos perdemos em distrações, não nos perdemos no pecado, nos tornando dóceis à ação de Deus em nossa vida, cuidamos bem de nós mesmos. O amor abre a porta para as virtudes da temperança, humildade e paciência. “Em nossa casa interior, no quarto de cima, na cômoda, abrimos as gavetas uma a uma: na primeira, tudo desorganizado (vida marcada pelo pecado), que com a presença de Deus conseguimos organizar; na segunda gaveta, estão as distrações (cansaço do dia a dia, choro) que entregamos a Deus; e na terceira gaveta (nossa alma), que após organizar e dar sentido a tudo, Jesus nos ilumina com a presença do Espírito Santo.”
Hora da Oração Maior, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Edmar José da Silva. Ele afirmou que “Existe uma fortaleza espiritual muito grande das mães: fé profunda em Deus, na certeza de que para Deus nada é impossível, e com a graça Dele peregrinam neste mundo em meio às próprias contradições do mundo, com suas alegrias e desafios. E também, grande confiança na oração de intercessão; a mãe, talvez, seja o reflexo de Deus mais bonito e profundo na vida de um filho, de uma filha. O Jubileu da Esperança, que também emoldura o Encontro, nos levou a refletir que temos dois modos de caminhar neste mundo: como andarilho ou peregrino.
O andarilho caminha solitário, não tem noção de onde está saindo, por onde percorre e nem onde quer chegar; metaforicamente, dizendo que muitas pessoas caminham e enfrentam os desafios sozinhas, com dificuldades diversas. O peregrino caminha em grupo, sinodalmente, com noção da partida e destino. Somos peregrinos de Esperança, viemos de Deus e temos uma meta: o céu, a vida eterna. Quem espera em Deus sabe lidar com a imprevisibilidade das esperanças humanas.”
Após o almoço, as mães foram recebidas com muita animação pelo Projeto Jovem Fanuel, da Paróquia Bom Jesus do Vale de Nova Lima/MG, participação super especial no Encontro, que com todo carisma, encantaram a todas com músicas, coreografias e orações.
“Esse Movimento é uma graça de meu Deus; uma mãe dá força para a outra. Com Jesus, podemos superar todas as batalhas. Somos filhos de mães que oraram por nós.”
Thácio Leite
Padre Bruno Costa pregou com o terceiro tema da programação: “Bem-vindo à Casa Interior” e nos marcou com palavras inspiradoras: “A casa do nosso coração é bela! Quando fechamos os olhos, enxergamos o jardim secreto do nosso coração. Jesus sabe como está nossa casa-coração, mas Ele não arrebenta nenhuma porta para entrar. Deus entra pela porta que abrimos, e o inimigo entra pela brecha que não fechamos. Se adentramos na casa interior, deixamos o Espírito Santo entrar em nosso coração, e a graça acontece. O caminho: é preciso aceitar a Palavra de Deus e obedecer – quem vive na obediência, Deus age na providência. É preciso se arrepender e ser humilde, buscar o perdão, abrir à graça de Deus. É preciso confiar em Deus, estar aberto à ação do Espírito Santo.”
As mães estão vivendo uma grande oportunidade: estão mergulhando para dentro de si, para dentro da casa interior; é um tempo novo.
A Casa Interior foi assunto na Roda de Conversa conduzida pela coordenadora estadual, Raquel Bassoto. Os participantes da roda de conversa, Angela, Vanessa, Moninha, Pe. Bruno e Pe. Donizete, nos deixaram muitos ensinamentos:
“Entrar para a Casa Interior é levar o lençol da nossa alma e deixar limpinho.”
Angela Abdo.
“Quem está na casa interior é o Espírito Santo. Somos templo do Espírito Santo.” Vanessa Menin.
“A chave para entrar na casa interior é a oração, que gera intimidade com Deus, onde podemos rasgar nosso coração com as mais variadas modalidades de oração que a Igreja nos proporciona: petição, louvor, contemplação, ação de graças, Santa Missa.”
Pe. Donizete Heleno
“A paciência e vida de oração – do acordar ao adormecer, eu estaria em oração.” Pe. Bruno Costa.
A oração vocal é a expressão através da fala com orações prontas, espontânea e comunitária, com todo sentido nas palavras.
Vanessa Menin.
“Meditar a Palavra de Deus é encontrar em Deus todas as respostas, é clamar o socorro Dele. Com Maria, aprendemos a meditar.” Padre Donizete Heleno.
“A oração afetiva é aquela em que no caminho seu coração foi amassado, você refez o caminho e está com os olhos fixos no Senhor.” Moninha Quintero.
“Jesus é o Zé! Eu estou aqui.” Com a história do Zé, Angela nos explicou sobre a oração unitiva e silenciosa.
Moninha Quintero, na quarta pregação, “Mantenha a casa limpa, iluminada e aconchegante”, nos apresenta as vias purgativas e iluminativas que Santa Teresa nos ensina. Em cada morada, precisamos buscar o Senhor, para vencermos nossos vícios e questionamentos, a nos desapegar das coisas do mundo. E iluminadas pelo Espírito Santo, assentarmos aos pés do Senhor, dispostas a cavar o tesouro dentro do nosso coração, na certeza de que o Senhor é nosso bem maior. Aprendemos a rezar mentalmente e contemplarmos nosso Senhor, que nos abraça e nos ama. “Se você der um passo em direção a Deus, Ele dá os outros mil em sua direção.”
Uma pausa na programação para um momento emocionante: Moninha Quintero, Padre Bruno e Paula Belon conduziram a oração, e todas as mães presentes rezaram pelo gerente do BeFly Hall, Felipe Mariano, agradecendo e louvando a Deus por sua vida.
Na última pregação, “Toda oração conduz a Deus”, Padre Donizete Heleno afirmou às mães que, ao rezar, Jesus reza conosco, e a oração é uma oração de autoridade. Quando dobramos os joelhos em oração, em súplica, Ele nos ouve; estamos debaixo da Paternidade de Deus, Ele tem o melhor para nós. Que o Senhor purifique nossa oração pretensiosa, nossa mentalidade mundana, para que possamos experimentar uma oração livre de interesses, uma oração sob o domínio de Deus. “Mãe, permaneça fiel, seja perseverante, não esmoreça na oração, seja confiante até o fim.” Padre Donizete Heleno.
Existe em nós um desejo de estarmos com o Amado da nossa alma: Jesus. Com essas palavras do Padre Alexandre, caminhamos para o final do encontro. Ele, Padre Felipe e Padre Donizete conduziram a Adoração ao Santíssimo Sacramento, momento forte para todos(as) no Encontro Estadual. Embalados pela canção “Morada do Rei”, todas acolheram o Santíssimo Sacramento em procissão, nosso Rei e Senhor, renderam a adoração, louvores e entrega de toda a vida na presença Dele, agradecendo por tudo que vivenciaram nesse dia abençoado.
Ao final do Encontro, Padre Alexandre fez um agradecimento especial a Raquel Bassoto, pelo trabalho laborioso, dedicado e amoroso, por todo o Estado de Minas Gerais, e apresentou a coordenadora estadual que assumirá em 2026, Jussara Bosi.
O Encontro foi transmitido no canal do Padre Alexandre Fernandes no YouTube. Para assistir, acesse https://www.youtube.com/live/FSZW6dhbzC0?si=0KsT6vvbA_WU_VeE
O Encontro Estadual de 2026 já tem data e local marcados: 29 de agosto no BeFly Hall em Belo Horizonte. Até lá, com as bênçãos de Deus.
Confira as fotos, abaixo:
































































