Mãe Formada, Família Restaurada!

Mãe Formada, Família Restaurada!

6 anos do reconhecimento do Carisma do Movimento, venha conhecer essa história

Hoje, 1 de setembro, o Movimento de Mães que Oram pelos Filhos comemora o sexto ano do reconhecimento do nosso Carisma, que aconteceu pela mãos do bispo emérito da Arquidiocese de Vitória, e hoje o nosso Bispo Referencial na CNBB, o Dom Luiz Mancilha Vilela, ss.cc. 

Para que a gente possa entender mais um pouco como foi o início do Carisma, e o como se deu o seu reconhecimento batemos um papo com Angela Abdo, fundadora e Coordenadora Nacional e Internacional do Movimento Mães que Oram pelos Filhos. 

Para início de conversa, o que é carisma? Você sabe, mãe? Um carisma é uma graça especial que o Espírito Santo deixa para o bem da Igreja, assim, a cada grupo, pastoral, ou movimento dentro da nossa Igreja, é dado um carisma. E não foi diferente com o Movimento de Mães. 

O carisma do nosso Movimento, essa vivência que tem como essência uma nova forma de seguir a Cristo e aperfeiçoar a nossa sintonia com Deus, começou no Grupo Fundador, lá em Vitória.  “O carisma, ele nasce desde o início, porque a gente já se reúne no sentimento de poder rezar pelos filhos. Então é a partir daí que o Movimento  ele já nasce com o carisma definido. O que nós demoramos a entender é que esse carisma não era somente para um grupo (o Grupo Fundador), mas era um Movimento para a Igreja.”, nos conta Angela. 

Tudo mudou quando elas perceberam que a importância que o carisma tinha não só na vida de cada uma daquelas mulheres, mas que era algo para a Igreja, como ela nos diz a seguir, “a partir do momento que Dom Luiz reconhece o carisma é a Igreja dizendo que aquilo era de Deus e não era somente para um pequeno grupo, mas era para todo mundo.”

Você conhece o nosso carisma e sabe o que ele significa? O carisma do Movimento é restaurar as famílias pelo poder de intercessão. E Angela nos traz o que quer dizer afinal esse carisma:

“ O que que é restaurar? É fazer novo! Porque Deus ele não remenda as famílias e as pessoas, ele restaura, ou seja, ele vai limpando até chegar na essência. E ficou muito claro quem é o nosso público, nosso público é a família, restaurar a família. Porque apesar das mães virem pelos filhos, no fim no fundo que se está restaurando é a família. Por quê? Primeiro, a mãe é restaurada e ela volta pra casa e restaura o filho, o marido e essa família restaurada, ela vai ajudar a restaurar o meio social, a Paróquia onde ela está. E as paróquias restauradas, nós poderemos ter uma Igreja florescente, né? Como diz uma nova primavera.”. (Angela Abdo)

Mas o que é uma oração de intercessão?  “ É alguém que se coloca entre Deus e a pessoa, ou seja, eu posso ter um filho que não queira rezar, mas eu vou estar ali intercedendo para que a graça chegue até ele. A gente dá muito exemplo da lupa e um papel. Se você colocar um papel embaixo, que representa seu filho, colocar lupa em cima e Deus, que é o sol, passar pela a lupa, o papel queima. E é isso que nós entendemos que nós somos lupa na mão de Deus para que a sua graça possa arder no coração dos nossos filhos.”

Para finalizar a minha conversa com Angela, eu fiz a seguinte pergunta: ‘Deixe uma mensagem para as Mães que ainda não compreenderam o carisma do Movimento, como elas também podem vivenciar esse carisma na vida de cada uma delas?’.

“O carisma ele começa a mover primeiro na minha vida, eu tive que fazer toda uma restauração pessoal que ainda está em construção, mas eu já percebo as mudanças que Deus já operou em mim. A partir daí a gente começa a ver que a família é atingida por esse carisma, os netos já começam com um novo modelo de evangelização entendendo essa minha participação na Igreja. A minha filha fez crisma, meu genro fez crisma, meu neto está fazendo a crisma. Então você percebe que toda família vai sendo envolvida nesse carisma que está aí, alguns mais, alguns menos.”. (Angela Abdo)

“ Para que uma mãe possa se identificar com carisma, a primeira coisa ela precisa é sentir no fundo do coração, que a oração de mãe tem poder e aquela mãe que acredita que diante de Deus ela tem um poder de intercessão muito grande, ela vai ser chamada para o Movimento de Mães. Sabe porquê? Porque ela vai fazer um trabalho agora não só de esforço pessoal, mas também contar com o dom de Deus e principalmente com as graças derramada na sua família.”, Angela finaliza.

E aí na sua casa, mãe, na sua vida, como o Carisma do Movimento já entrou e se faz presente? Deixe sua resposta aqui nos comentários. 

Compartilhar

Leia Também

MOMENTOS MARCANTES DO 9º ENCONTRO ESTADUAL DO PARÁ

O Encontro Estadual do Movimento Mães que Oram pelos Filhos...

REUNIÃO APROXIMA MÃES DOS ESTADOS UNIDOS E FORTALECE A MISSÃO INTERNACIONAL

Reunião com Padre Adriano aproxima mães dos Estados Unidos e...

MOVIMENTO MÃES QUE ORAM PELOS FILHOS É ACOLHIDO EM PORTUGAL

Movimento Mães que Oram pelos Filhos é acolhido com alegria...