E foi com um gostinho de “quero mais” que nos despedimos do Encontro de Formação do Movimento Mães que Oram pelos Filhos da Diocese de Dourados/MS, um dia de intenso aprendizado e de muitas emoções.
Nossa Coordenadora Estadual, Dirce Maria de Moraes, a Coordenadora de Grupo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, ambas de Corumbá, e eu indo de Campo Grande chegamos a Dourados no dia 28, e já no dia anterior ao encontro era possível sentir como seria um dia especial.
Chegamos à cidade de Dourados e fomos calorosamente recebidas pela Coordenadora Diocesana, Joana Darc, e pela Coordenadora do Grupo da Paróquia São Carlos, a querida Vera, que gentilmente nos acolheu em sua casa. Nos sentimos realmente sendo recebidas na casa de familiares, tamanho o carinho em cada detalhe.
Após o almoço, fomos ao jornal O Progresso para uma entrevista sobre o Encontro. De lá, visitamos a Catedral da cidade, igreja de uma beleza única, onde pudemos realizar juntas um momento de oração muito emocionante. Ainda na Catedral, tivemos a oportunidade de conhecer o Bispo Diocesano, Dom Henrique, que se disse muito feliz pela forma como o movimento tem atuado na Diocese, e também o padre Crispim e a Irmã Lucy.
Ainda na sexta, participamos do programa Um Só Coração, na Rádio Coração 95,7FM Dourados. Esse programa todas as sextas abre um espaço de oração para o Movimento Mães que Oram pelos Filhos. Nesse dia, foi ainda mais especial, o horário destinado a nós foi estendido, e o programa foi muito bom.
Finalmente chegou o esperado dia. Esperado por muitas, também por mim. Eu que há pouco mais de um mês me envolvi com esse lindo movimento de amor, de oração, de intercessão. Movimento que conheço há alguns anos, mas do qual só tive oportunidade de vivenciar muitos vídeos no canal, muita informação nas redes sociais, muita oração solitária e uns poucos encontros no pequeno grupo na minha cidade. Para mim também seria uma primeira vez, e eu estava num misto de ansiedade e nervosismo.
Chegamos à Paróquia São Francisco, local do encontro, e lá já havia muitas mães. A maioria vestia camisetas que demonstrava o orgulho de participar do movimento, mas o que de mais bonito vestiam certamente eram seus sorrisos. Cada olhar que se cruzava com os nossos vinha recheado de sorrisos, de acolhimento e também de sede de conhecimento.
Antes de iniciar o encontro, pudemos saborear um café da manhã partilhado, muito especial. E, em seguida, seguimos para o início dos trabalhos.
Após a apresentação dos Grupos da Diocese, acompanhada de muito animação, a Coordenadora Estadual iniciou sua fala.
Foi realmente o Espírito Santo de Deus que falava por sua boca, acalmando os nossos corações, orientando o caminho a seguir, explicando como se iniciou o movimento aqui no Mato Grosso do Sul. Dirce explicou que às vezes, assim como em Corumbá, muitos grupos iniciaram sem conhecer o Movimento Nacional e suas diretrizes e manuais, que é compreensível que alguns tenham o funcionamento um pouco diferente do que é previsto pela Coordenação Nacional, mas com o Estudo dos Manuais, com as Formações, principalmente com o fortalecimento da Intercessão, os grupos vão se adequando e buscando seu funcionamento segundo o Tripé do Movimento, que são Humildade, Obediência e Unidade.
Assistindo às palavras de nossa coordenadora e vendo como os olhos das mães presentes brilhavam e as cabecinhas acenavam em concordância, tive a certeza de que aquele momento de formação foi muito importante para todas que ali estavam.
Após o almoço, tive a oportunidade de falar um pouco com as mães sobre a importância da Mídia e Comunicação para fazer chegar a outras mães esse movimento que tanto tem nos transformado, lembrando também sobre a importância da unidade na linguagem a ser utilizada.
Alice, de Corumbá, nos contou sobre como foi perseverante o trabalho dela, da Coordenadora Estadual e da Coordenadora Diocesana para que o chamado que ouviram se transformasse no que hoje é o Movimento Mães que Oram pelos Filhos em Corumbá e contou sobre a vinda da Coordenadora Geral e Fundadora do Movimento, Angela Abdo, que acontecerá em julho de 2019.
Ao final do encontro, tivemos dois testemunhos muito fortes de mães que estão tendo suas vidas transformadas e resgatadas pelo movimento. Esse momento nos deixou a todas muito tocadas e com a certeza de que juntas somos fortes.
Tivemos a alegria de participar da Santa Missa, presidida por Dom Henrique, Bispo Diocesano.
Foi um dia de risos, de lágrimas, de aprendizado, de emoção, que terminou com uma certeza: somos mães de oração e as dificuldades virão, mas Deus nos sustenta e aumenta a nossa fé, afinal Ele pode tudo, tudo, tudo!
Ana Lisboa é Coordenadora de Comunicação e Mídia do Estado de Mato Grosso do Sul.





