Mãe Formada, Família Restaurada!

2° ENCONTRO PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA – CATAGUASES

No domingo, dia 23 de junho, o grupo das Mães que Oram pelos Filhos da Paróquia Santa Rita de Cássia em Cataguases realizou seu 2º Encontro Paroquial. O evento foi realizado no espaço cedido pelas Irmãs Carmelitas da Divina Providência, na quadra poliesportiva do Colégio Nossa Senhora Carmo, situado no centro da cidade e reuniu aproximadamente 400 pessoas de Cataguases, Sereno, Astolfo Dutra, Leopoldina, Laranjal, Ubá, Piraúba, Visconde do Rio Branco, Juiz de Fora, Além Paraíba, Miraí, Muriaé, Durandé e Santa Margarida.

A Coordenadora Estadual do Movimento, Raquel de Paiva Bassoto, iniciou o encontro com a primeira pregação “Conhecendo o Movimento”. Logo em seguida, o Diretor Espiritual do Movimento na Diocese de Leopoldina e Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Rosário de Limeira, Pe. Jovani Becari Moreira, realizou a segunda pregação intitulada “Caminho de Santidade: Reconciliação e Oração”. O padre iniciou demonstrando a importância deste cuidado do Movimento em preparar esse caminho para que os grupos possam caminhar em unidade com o objetivo de buscarem no dia a dia a santidade. Tal caminho de santidade desperta nas mães a necessidade de serem mães reconciliadas que tem a árdua tarefa de aprender a perdoar a cada dia diante de muitas situações vividas, e tal experiência é um grande testemunho para a família que aprende a perdoar em todas as situações assim como o próprio Jesus nos ensinou.

Como continuidade do caminho de santidade aprendemos a importância da oração. Rezamos com a vida e até mesmo entendemos que a proposta cristã para se reconciliar é a oração. Toda mãe deve ser mulher de oração, deixando com que o Espírito se faça presente em suas vidas e com a vida de oração estreitar cada vez mais a intimidade com Deus.

O sacerdote aproveitou ainda para agradecer as mães que se colocaram disponíveis a integrar e coordenar em nossa diocese o AMO – Escola e o AMO – Hospital que já estão presentes em algumas paróquias de nossa diocese e incentivou ainda mais a participação das mães nas várias possibilidades que se tem de evangelizar no contexto do Movimento.

O pároco e reitor do Santuário, Pe. Renato César Stampini Oliveira também esteve presente e acolheu a todos com alegria. Ressaltou que este dia foi uma vivência de graças e repeleto da grandeza da fé de quase 400 mães que se colocam de joelhos rezando pelo seus filhos por suas famílias. “Isto nos dá a certeza de que a igreja pode ainda caminhar sob as graças do Senhor, que ao ser derramada em nossos corações, nos impulsiona para construirmos um mundo novo. Que estas mães e suas famílias sejam sempre abençoadas.”

Antes do intervalo, Pe. Márcio José Ferreira Júnior, Pároco das Paróquias São Cristóvão e Imaculada Conceição abençoou todos presentes e os alimentos partilhados na refeição. Com uma breve pausa para o almoço, que foi preparado com muito carinho por algumas mães que fazem parte do grupo, o encontro teve continuidade com a pregadora Moninha Quintero, ministrando o tema “Caminhando de Santidade: Eucaristia, Penitência e Missão”.

Também esteve presente, Pe. Wallace Andrade Teixeira, Cura da Catedral de São Sebastião, partilhando sobre o evangelho do dia e ressaltando a importância de incentivar a participação de mais mães nos encontros do Movimento.

O encontro teve ainda momentos de oração, partilha e muito louvor. A animação foi formada por um lindo grupo de jovens, filhos de Mães que Oram, e parte do coral do grupo, sob a coordenação da mãe do serviço de música, Flávia Lobo, que também é a Coordenadora do serviço de música do estado de Minas Gerais.

O encontro foi encerrado com uma linda procissão com a imagem de Nossa Senhora de La Salette pela Praça Santa Rita em direção ao Santuário, seguido da adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa presidida pelo Pe. Jovani.

A Coordenadora Paroquial, Ílbia Santana Otoni Alágia, comentou que “neste encontro de mães, celebramos a dádiva da maternidade e a força que todas nós representamos. Juntas, somos uma fonte inesgotável de amor, apoio e inspiração. Que este momento de ação de graças nos lembre da bênção que é a união entre nós mães. Somos um exército de mães orantes e juntas trilhamos esse caminho de Santidade rumo ao céu!”

Já para Sabrina Gouvêa Pessanha (mãe formadora), “o encontro foi um mover de águas na vida de muitas mães. O agir de Deus é lindo e nesse encontro tenho certeza que o Espírito Santo tocou muitos corações! O grupo das Mães que Oram oram pelos Filhos através da oração de intercessão realmente transforma não só os filhos mas a família e todo ambiente onde convivemos! Que venha nosso 3° encontro paroquial, estamos sempre abertas a ser instrumento onde o Senhor nos enviar”, manifestou.

Para Érika Soares, Coordenadora diocesano do Movimento e do grupo da Catedral de São Sebastião, este momento “ficará guardado na memória e no coração de muitas mães, que participaram do segundo Encontro Paroquial, do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cataguases da Diocese de Leopoldina. Com o terço no punho, a bíblia na mão, muito amor e organização passamos um dia na presença de Deus, homenageando Àquela que nos inspira e nos ajuda na difícil e maravilhosa arte de educar nossos filhos. Viva Nossa Senhora de La Salette!”

Lúcia Santos, da Capela Imaculada Conceição, em Sereno, definiu o encontro como “maravilhoso e uma bênção com horas de oração, louvor, agradecimento a Deus por graças derramadas naquele local. Trocas de experiências de mães para mães. Gratidão a equipe que organizou tudo com muito carinho e amor.”

Eloísa Moura, da Paróquia Santa Margarida de Antioquia, da Diocese de Caratinga, juntamente com três amigas, viajou mais de 200km para participar deste momento e descreveu assim sobre o encontro: “gratidão é o que define tudo que vivemos neste 2° encontro paroquial mães que oram pelos filhos! Cada sorriso que encontramos, cada abraço que recebemos foi o cuidado de Deus para com nós. Foi um domingo maravilhoso, cheio da presença do Espírito Santo, com pessoas iluminadas que iluminam a vidas de outras pessoas. E tudo isso só foi possível porque foi por amor e pela nossa fé. Obrigada a todos do Santuário Santa Rita de Cassia, em especial a Coordenadora do Grupo Mães que Oram pelos Filhos, Ílbia (um amor de pessoa ). Que Nossa Senhora de La Salette interceda sempre por nós!”

Moninha também deixou uma mensagem para as mães do Movimento: “Mãe que ora, mãe que adora, mãe de fé, em oração pra ver seu filho de pé. E assim foi o encontro no dia 23 de junho em Cataguases! Mais de 300 mães orando, adorando, trocando experiências de vitorias, alegrias e dividindo suas dores, sofrimentos e fracassos. Uma mãe entende a outra mãe porque caminham pela mesma estrada, vivem dias parecidos, que nem sempre são dias bons e nem sempre são maus, a única certeza que ela tem é que nunca caminham sozinhas e são acompanhadas a todo tempo pela presença carinhosa da Doce mãe Maria e conduzidas pelo Bom Pastor que cuida das feridas e dá forças para continuar a caminhada. E esse encontro do dia 23 foi a pausa nesta caminhada para fortalecer e dar ânimo, recordando assim do amor de Deus que abandona seus filhos! Que Deus cuide de vocês, mães, e as faça fortes e corajosas, perseverantes e amorosas, doces e tendo a bravura da leoa que cuida e defende a sua cria!”

Deus pode tudo, tudo, tudo!

Confira as fotos:

Compartilhar

Leia Também

1º ENCONTRO PAROQUIAL EM AMAMBAI/MS

No dia 15 de junho de 2024, aconteceu na Igreja...

2° ENCONTRO PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA – CATAGUASES

No domingo, dia 23 de junho, o grupo das Mães...

8º ENCONTRO ESTADUAL DE MINAS GERAIS

Vem aí o 8º Encontro Estadual, Movimento Mães que Oram...

PERNAMBUCO REALIZA O SEU 2º ENCONTRO ESTADUAL, CONFIRA

Olá mães, É com imensa alegria e gratidão que convidamos...

PERNAMBUCO SE PREPARA PARA O SEU 2º ENCONTRO ESTADUAL

Atenção, mães! É com imensa alegria que convidamos você para...

MISSA DE ENVIO 9º ENCONTRO ESTADUAL ALAGOAS

No dia 8 de junho, na Catedral Metropolitana de Maceió,...