NÃO TERCEIRIZE A EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS


O padre Zezinho tem uma musica que nos diz que nenhuma família deve começar de repente e nem terminar por falta de amor e que os filhos carregue a força do amor.

Este refrão serve também para a educação dos filhos, pois muitos pais confundem a responsabilidade e importância da aprendizagem cognitiva, ou seja, focar suas foras para contribuir com o desenvolvimento mental e moral das crianças. Para isso investem em viagens, pesquisas na internet, leitura de livros e explicações dos conceitos do mundo; É claro que isso é importante e ajuda no sucesso das carreiras profissionais. Mas uma pergunta não pode se calar, será só isso o papel dos pais?

Muitos pensam que sim, e acabam terceirizando para escola, babá e professores particulares esta incumbência. Outra forma é colocar os filhos em varias atividades, vôlei, natação, futebol, balé, inglês, etc; pensando que está dando o melhor para os filhos e preparando-os para competirem na vida.

Não basta matricular os filhos nestas atividades, abdicando de responsabilidades que são de inteira responsabilidade dos pais. A formação principal deve acontecer no seio da família, com repasse de valores e condutas aceitáveis nos modelos cristãos. Esta atividade não pode ser terceirizar sem consequencias danosas.

Muitos pais chegam muito cansados em casa e preferem deixar os filhos na tv ou nos joguinhos porque podem assistir os seus programas favoritos, sem serem incomodados, cuidado você esta deixando que este meios formem os seus filhos, e com certeza você não vai gostar depois dos resultados disso. E ai, não adianta chorar o leite derramado, quando é chamado na escola por causa do mal comportamento ou na policia por que ele roubou e matou alguém.

A pergunta que surge é como isto pode acontecer se me matei de trabalhar para dar o melhor, coloquei-o em tudo que estava ao meu alcance, Como? Como? Como? . Para responder esta pergunta tente se lembrar quantas vezes você sentou para conversar com seu filho e saber dos seus sentimentos, quais eram os seus colegas, quais os comportamentos inadequados que precisava de ser alinhados, porque quem ama educa. Quantas vezes você dedicou tempo para rezar com o seu filho, ler a bíblia e ensinar para ele princípios de coletividade, respeito, partilha e espiritualidade? Ou este tempo foi gasto explicando sobre profissões promissoras, formas de ganhar na bolsa de valores? Quantas vezes você gastou horas no shopping comprando presentes para compensar a sua ausência no lugar de fazer brinquedos caseiros? Ou simplesmente dizer o quanto você o ama.

O cuidado na instrução com os filhos é que se você não instruir para o bem, com certeza alguém o instruirá para o mal. Essa é uma escolha diária que fazemos na vida de nossos filhos, quem vai ser o seu mentor a família ou mundo.

Outra questão importante alem da terceirização da educação é a terceirização do afeto, pais que trabalham muito e não tem tempo para demonstrar amor. Lembrem que tempo para filhos não tem a ver com a quantidade, mas qualidade. Quando estiver com seu filho fique 100% com ele, esqueça o trabalho que está atrasado, o telefone que chama, o whatsAap que toca. Este tempo é de vocês.

Não existe formula pronta de sucesso, mas em todas tem alguns itens que são fundamentais: amor, atenção e respeito. Colocar limites e  não fazer todas as suas vontades, ensina que o mundo não vai estar aí par dar tudo o que ele quer.

Exerçam sua autoridade de pais, pois todos podem ajudar, mas a ultima palavra é de vocês, pois quando os problemas surgirem a responsabilidade vai cair no colo e vocês vão ter que arcar juntos com seu filho o seu sucesso ou o fracasso.

Lembre que nossos filhos não são nossos, Deus nos deu os filhos para cuidarmos deles, para isso nos deu autoridade espiritual sobre eles, exerça com sabedoria e amor, e tudo mais nos será acrescentado.

Angela Abdo




Fale Conosco

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco


TODOS DIREITOS RESERVADOS A MÃES QUE ORAM PELO SEUS FILHOS - 2016

FBrandão Agência Web